Dia 27 de setembro comemora-se o dia dos Santos Cosme e Damião, uma data significativa para a comunidade cristã. Conta a história que os gêmeos, médicos por profissão, eram de uma família nobre da Arábia, de pais cristãos. Acta e Passio - seus nomes verdadeiros - eram de coração bondoso e fé fervorosa. Aliavam a medicina ao poder de Deus e curavam os enfermos em nome de Jesus. Segundo a tradição cristã foram decapitados pelo Imperador Romano Diocleciano, no ano 303, em sua implacavel perseguição aos cristãos, não poupando, é claro, os missionários que não negaram o seu amor a Cristo e assim uniram-se aos grandes mártires da fé. Sem dúvida, recordármos os feitos desses jovens, é mais que um exemplo; nos fazem refletir sobre o nosso papel de filhos de Deus nestes dias. Afinal de contas, a festa foi tomada por um paganismo escandaloso - bem diferente das práticas de solidariedade e fé apregoadas pelos gêmeos - que fariam muitos santos a se revirarem no túmulo.
No dia de Comes e Damião o nome menos lembrado é o de Jesus e um verdadeiro mercado de troca toma conta de um “desconhecido” mundo espiritual. Gentes de todas as praças são tomadas pelo espírito da barganha e do comércio. Balas e doces são comercializados, devidamente consagrados num pratinho diante das imagens dos santos e distribuídos aos nossos inocentes pequeninos.
Há sérias controvérsias na data, afinal de contas, ela anula totalmente o sacrifício de Cristo. Ao se entregar na Cruz Jesus passou a ser a oferenda perfeita por nossos pecados, por nossas enfermidades e Nele só nele podemos alcançar todas as bênçãos e a maior e incomparável de todas as bênçãos: a salvação eterna. E por que será que só Jesus pode fazer alguma coisa e só ele pode salvar? Todo bom cristão sabe que Jesus é Deus e, por isso, pode todas as coisas. Lamentavelmente, muitos de nossos irmãos estão perecendo por falta de conhecimento. Que tal, neste dia, fazermos uso do poderoso nome de Jesus, assim como fizeram os sábios Cosme e Damião, como remédio para todas as nossas aflições? Para finalizar, gostaria de partilhar dois pequenos versículos da bíblia sagrada. Acompanhe comigo: Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. (I Coríntios 10:28) Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16:26).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale com a gente. O que você pensa sobre isso?